.jpg)
O comboio Intercidades
O serviço Intercidades refere-se a uma família de comboios de passageiros de longa distância em Portugal, gerida pela CP - Comboios de Portugal, E.P.E. Pertence aos serviços de CP Longo Curso. O intercidades é um comboio da CP. O intercidades só pára em cidades, dai o seu nome. A velocidade máxima é de 200km/h.
Década de 1980: o nascimento
Na década de 1980, a concorrência feita pelos autocarros expressos ao comboio começava a ser cada vez mais forte em Portugal. O serviço Intercidades foi implementado pelos Caminhos de Ferro Portugueses em Maio de 1988, de forma a alargar os serviços de passageiros de maior qualidade e velocidade, que antes se limitavam às ligações entre Lisboa e o Porto, ao resto do país.
Em 1989 é criado o serviço de Intercidades do Alentejo (Barreiro–Évora/Beja).
Década de 1990: a evolução
Em 1990, os serviços Intercidades na linha da Beira Baixa eram rebocados por locomotivas da série 1550.
Em 1991, a CP decidiu prolongar os Intercidades do Oeste de Leiria até à Figueira da Foz.
Em 1992, o Intercidades Porto–Viana do Castelo foi encurtado, passando a ligar apenas Nine a Viana do Castelo. Na estação ferroviária de Nine (local onde a linha férrea proveniente do Porto bifurca para Braga e Viana do Castelo), este serviço tinha ligação com o Intercidades Lisboa–Braga. O Intercidades Nine–Viana do Castelo acabaria por ser suprimido dois anos depois.